Viagem - lugares para se conhecer no Rio Grande do Sul

Vamos planejar nossa viagem de férias e conhecer 7 lugares maravilhosos do estado do Rio Grande do Sul. O site vai elencar os 7 lugares mais lindos do estado, envolvendo todas as regiões: serrana, planalto, litoral e as fronteiras com Uruguai e Argentina.

São eles: Lagoa do Peixe, os Canyos em Câmbara do Sul, a praia de Torres, Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha,  Gramado, Zona das Hidrominerais e as Missões Jesuíticas. Cada local com suas histórias e belezas naturais. Cada recanto para ser desfrutado em passeios com sua família, hospedando-se em hotéis e pousadas que oferecem a hospitalidade e conforto da terra gaúcha ou através de aventuras, trilhas e esportes radicais. Como você preferir! Então venha conhecer estes lugares, pois muitos deles são exóticos e com a natureza praticamente virgem!

Viagem ao Rio Grande do Sul

Canyons em Cambará do Sul

Cambará do Sul localiza-se na região nordeste do Rio Grande do Sul. Faz divisa com as cidades gaúchas São José dos Ausentes, Jaquirana, São Francisco de Paula e a cidade catarinense de Praia Grande. A origem do nome da cidade é tupi-guarani, e significa “folha de casaca rugosa”, consiste no nome de uma árvore típica da região. É possível encontrar uma árvore destas na praça central da cidade, é popularmente conhecida pelos seus poderes medicinais.

Os canyons são formações rochosas, fendas,  que se formaram com a erosão do rio, pelo menos a 135 milhões de anos atrás.

Os canyons ficam dentro de parques,  administrados pelo Ibama e de lá podem ser feito trilhas com orientação de guias locais.

Para o deleite do turista existem várias opções de ecoturismo,  com uma paisagem extasiante  e de uma beleza ímpar. Vale a pena conferir!

Mapa de localização: http://goo.gl/maps/J86FN

Missões Jesuíticas – Sete Povos das Missões – Santo Ângelo/RS

As Missões foram criadas nos séculos 17 e 18 pelos governos português e espanhol e eram verdadeiras cidades construídas no meio da selva com o objetivo de catequizar os índios e torná-los civilizados ao modelo europeu, mas mantendo a sua ingenuidade intacta. Aproximadamente 30 povos missioneiros foram fundados pelos jesuítas e pela administração espanhola nos Vales do Rio Uruguai e Paraná. Cerca de 150 mil indígenas guaranis viveram durante um século e meio nas reduções jesuítas sendo catequizados pelos padres jesuítas, desenvolvendo um sistema social cooperativo. Conhecer Santo Ângelo, a capital das missões e as Missões Jesuíticas é voltar no tempo e conhecer um pouco da história do nosso povo, da nossa origem.

Mapa de localização: http://goo.gl/maps/sMgLm

Lagoa do Peixe

O Parque Nacional da Lagoa do Peixe está situado entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico. O Parque foi criado em 1986 para proteger um dos mais importantes santuários de aves migratórias e preserva um dos maiores ecossistema costeiro. O Parque está situado em uma planície arenosa, formada pelo vaivém das marés. Sua paisagem é composta por restinga, banhado, matas nativas, campos de dunas, lagunas e praias, criando uma grande biodiversidade.

São 182 espécies de aves, sendo 26 delas migratórias do hemisfério norte e 5 do sul. Do Chile e da Argentina chegam os flamingos. Do norte, vem o maçarico-do-peito-vermelho. O Parque ainda possui mamíferos como a capivara e o tamanduá e um réptil ameaçado de extinção, o jacaré-de- papo-amarelo.

Para quem gosta de aventuras, um passeio para a Lagoa do Peixe, é um dos cenários mais incríveis e exuberantes que podemos ter em termos de belezas naturais. Com um veículo 4×4 pode-se ir pela RS 101 até São José do Norte, seguindo sempre pela antiga “Estrada do Inferno”.

Mapa de localização: http://goo.gl/maps/KCCO7

Praia de Torres/RS

A praia de Torres se destaca no litoral norte gaúcho, por ser a única que possui paredões rochosos à beira-mar e por ter a única ilha marítima do estado, a ilha dos Lobos. Com inúmeros pontos turísticos, Torres é um grande pólo turístico no verão.

A Praia da Guarita, localizada no Parque da Guarita, é a mais bela praia de Torres, rodeada pelas Torres norte, sul e pela Guarita que dá nome ao complexo. Impossível não subir pela torre sul e vislumbrar um cenário de tirar o fôlego!

Outros pontos turísticos são: o Morro do Farol, A ilha do Lobos, a Prainha, a Praia do Cal, Praia da Itapeva, Rio Mampituba, Monumento ao Surfista, Torres do Meio, Igreja São Domingos. Enfim, são várias atrações, rodeadas por uma natureza sem igual, por paredões rochosos a beira-mar e muito verde. Vale a pena conhecer ! O visual é deslumbrante ! Com restaurantes belíssimos e uma ótima infraestrutura, com bares, hotéis, para ser desfrutada em meio à natureza.

Mapa de localização: http://goo.gl/maps/tbVTC

Vale dos Vinhedos – Serra Gaúcha

Região da serra gaúcha com uma área de 82 quilômetros quadrados, esta inserida entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Situa-se a 130 km de Porto Alegre, a capital do estado. Os vinhos produzidos no vale são os únicos do país a apresentar o selo de indicação de procedência e o de denominação de origem, que são garantias de qualidade de vinhos ali produzidos.

Vales e montanhas cobertos por parreiras marcam a beleza do local, hoje destaque nacional pela qualidade e nobreza de seus vinhos. O atrativos turísticos são inúmeros para quem ingressa nesta vale encantador, com visitação às vinícolas o ano todo, com atendimento feito por enólogos e pelas próprias famílias dos empreendedores. As visitas são guiadas com degustações e jantares deliciosos.

Ao longo da rota, existem outras inúmeras atrações, que incluem ateliês de arte, armazéns de queijos, geléias, bistrôs, pousadas, hotéis, restaurantes, cicloturismo, etc. Vale a pena descobrir este lugar incrustado na serra gaúcha e conferir a hospitalidade e cordialidade do povo italiano.

Partindo de Porto Alegre, uma das opções seria ir pela BR 116, e pegar a Rota Romântica. Outra opção seria ir pela BR 166, e depois pegar a RS 240 em São Leopoldo, passando por Portão. Nesta cidade, pega-se a RS 122, passando por São Sebastião do Caí. E no trevo de São Vendelino, pega-se a rodovia RS 470 em direção à Carlos Barbosa, passando por Garibaldi, até chegar à entrada do Vale dos Vinhedos.

Mapa de localização: http://goo.gl/maps/9EnXV

Gramado e Canela

Município localizado na serra gaúcha, mais precisamente na região das hortênsias, destaca-se por sua arquitetura, culinária e clima europeu. Sua linda paisagem natural atrai milhares de turistas do Brasil e do mundo inteiro, atrás das belezas naturais do local, bem como dos eventos culturais da cidade. Pois Gramado acolhe todos os anos, milhares de pessoas que vem prestigiar o Festival Brasileiro e Latino de Cinema e o Natal Luz, dois eventos que definitivamente destacam Gramado como maior pólo turístico do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do Brasil.

Outras atrações turísticas da cidade são: o Lago Negro, Lago Joaquina Rita Bier, a Cascata Véu de Noiva, o Museu dos Festivais de Cinema, o Museu de Cera Dreamland, Mini Mundo, entre outras.

O principal acesso à cidade é pela RS 115.

Mapa de localização: http://goo.gl/maps/bkNxa

Águas Termais e Hidrominerais no RS

As Estâncias Hidrominerais Gaúchas, localizada junto às mais belas paisagens, em meio à mata nativa do Rio Grande do Sul, oferecem águas ricas em propriedades terapêuticas medicinais, proporcionando relaxamento e descanso. Têm grande infraestrutura ao turismo. Trilhas e cavalgadas são outras opções de lazer. A área destaca-se também pela produção de pedras semi-preciosas. Ao todo, são 100 munícipios que integram este roteiro de viagem. Eles estão distribuídos principalmente, nas regiões: Médio Alto Uruguai e Norte.

Mapa de localização: http://goo.gl/maps/V4iCb

Outras localidades e pontos turísticos do RS

  • Usina do Gasômetro (Porto Alegre);
  • Cais do Porto (Porto Alegre);
  • Cisne Branco (Porto Alegre);
  • Calçadão de Ipanema (Porto Alegre);
  • Catedral Metropolitana (Porto Alegre);
  • Casa de cultura Mário Quintana (Porto Alegre);
  • Monumento do Laçador (Porto Alegre);
  • Teatro São Pedro (Porto Alegre);
  • Parque da Santa Cruz (Santa cruz do sul);
  • Vale do Quilombo (Gramado);
  • Cascata do Caracol (Canela);
  • Igreja de São Pedro, conhecida também como Igreja de Pedra (Gramado);
  • Lago Negro (Gramado);
  • Palácio dos Festivais (Gramado);
  • Labirinto Verde (Nova Petrópolis);
  • Ninho das Águias (Nova Petrópolis);
  • Réplica de Caxias do Sul (Caxias do Sul);
  • Paróquia São Pelegrino (Caxias do Sul);

Se tiver mais dicas de locais interessantes para se conhecer no Rio Grande do Sul, coloque nos comentários.

  1. Um outro lugar maravilhoso para se conhecer é o mosteiro budista que fica em 3 coroas, pertinho de Canela… Ele está aberto para visitação e é simplesmente divino!

    • Oi Luna,

      É verdade! O Mosteiro Budista em na cidade de Tres Coroas, na Serra Gaúcha é simplesmente lindo! Eu já estive lá e realmente vale a pena conhecer pela arquitetura magnífica dos prédios. Vou incluir no roteiro. Valeu pela dica! Abraços.

  2. Reserva ecológica da Família Lima em Sapiranga, há umas duas horas de Porto alegre. É lindo o lugar, 05 cascatas, animais selvagens, quadra de volei e futebol de areia, churrasqueiras, divino!!!

  3. - Imperdível também é a cidade de Nova Petrópolis na serra. Com colonização alemã,tem pousadas e hotéis maravilhosos.Espero voltar no inverno para lá. Abraço

  4. Não dá pra esquecer o Lago São Bernardo, que fica em São Franciso de Paula. O lugar é lindo, cercado por árvores com flores de várias cores, e espaço para sentar à grama.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>